domingo, 30 de maio de 2010

Show! Escola Estadual de Zona Rural adquire sala de informática


A Escola Estadual Joaquim Xavier de Barros Filho, localizada na zona rural do município de Muriaé – MG, recebeu computadores da Secretaria de Estado da Educação para iniciar o trabalho informatizado com as crianças do Tempo Integral.

De acordo com Polyana Bitencourt, coordenadora da escola, trata-se de promover o acesso às novas tecnologias aos alunos da zona rural, o que por sua vez democratiza a ação digital, haja vista que as oportunidades das crianças dessa localidade passam a ser as mesmas que as crianças do perímetro urbano.

Segundo a coordenadora, essa é uma realidade que tem substanciado o trabalho pedagógico, pois além de inovar a ação educacional possibilita uma intervenção pedagógica criativa, dinâmica e altamente atrativa. “As crianças adoram, os olhinhos delas brilham quando vão para a sala de informática”, afirmou Polyana. “O acesso digital é uma oportunidade de acompanhar informações em tempo real, isso contribui para o trabalho com pesquisa e com o mundo da informação, que é transformada em conhecimento a partir do trabalho coletivo”, acrescentou.O PROETI, Projeto Escola de Tempo Integral, tem contribuído para a oferta de uma educação diferenciada, pois a extensão da carga horária é acompanhada de toda uma sistemática pedagógica própria.

O objetivo do projeto é atender a demanda escolar com atividades enriquecidas, alimentação adequada, e profissionais qualificados, não se trata de reforço escolar, mas de um tempo a mais para aprender através de jogos, brincadeiras e oficinas pedagógicas. Nesse sentido, a sala de informática tornou-se um trunfo, pois promove momentos prazerosos de aprendizagem e compartilhamento de experiências.

15 comentários:

  1. Bom dia Manu,

    Fiquei bastante emocionada ao ler seu texto. Afinal, quando falamos em acesso à informática sempre pensamos em adolescentes, jovens, adultos e alunos de escolas, mas nos esquecemos de realidades que estão fora do perímetro urbano.
    Historicamente, a educação tem privilegiado o ensino nas cidades, e agora é a vez de acreditar na equidade, no acesso sem fronteiras.
    Adorei!

    Congratulações, Nair.

    ResponderExcluir
  2. Olá Manu,

    Li e admirei seu trabalho. Além de ser um texto muito bem elaborado o tema serviu para compreender a importância da mudança de paradigmas. Fico feliz em saber que os alunos da zona rural são etendidos por um projeto que considera suas necessidades e por vincular o acesso digital a intervenção pedagógica.
    Realmente, é SHOW!
    Parabéns, Alessandra

    ResponderExcluir
  3. Como podemos perceber em seu texto o acesso às TICs vai muito além do perímetro urbano. Levar as informações em tempo real à população rural faz-se necessário para compartilharem experiências com os demais. Isso, com certeza, os farão se sentir parte de um mundo maior e as aprendizagens se tornarão mais significativas para eles.

    ResponderExcluir
  4. Olá Manuella,parabéns pela reportagem escolhida, é muito importante que se valorize a implementação de projetos mostrem a relevãncia da inclusão digital, além do perimentro urbano.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. É imprescindível que alunos das zonas rurais também tenham as mesmas possibilidades que alunos dos grandes centros, afinal a educação tem que ser igual pra todos.

    Nandilene- polo Cantagalo
    http://nandilene-educartransforma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de informar um detalhe muito importante: a partir do uso do computador as crianças realizam pesquisas que são construídas com os dados obtidos, ou seja, cada criança verifica um dado para acrescentar no montante das informações, que a seguir são trabalhadas e compreendidas em sua totalidade. Por fim é feito um painel para exposição dos resultados.
    É uma cosntrução coletiva, participativa e interativa!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. è muito bom ler matérias como a sua! E saber que a classe de educandos e educadores rurais não estão de todos esquecidos! Imagino o quanto estes devem estar aproveitando a oportunidade de inclusão no meio da informatica, que tanto nos permeia em nosso cotidiano!
    Show!! parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Como é bom ver os projetos de informática na educação transformando a realidade dos alunos e dando a eles a oportunidade de se incluirem nessa sociedade digital. Esse, em especial, ainda desenvolve as habilidades de cada um de forma interativa e coletiva! Ótima matéria!

    ResponderExcluir
  11. Sua notícia foi ótima!
    Seria muito bom se todas as escolas, bem como seus alunos tivessem acesso a informática.

    ResponderExcluir
  12. Olá Emmanuella,

    Achei muito interessante sua notícia. É bom saber que existem pessoas interessadas em levar a inclusão digital a comunidades da zona rural.

    ResponderExcluir
  13. Ao ler seu texto me emocionei muito em saber que pessoas da área rural também estão tendo acesso a imformática, afinal sabemos o quanto é importante esse acesso a todas as pessoas e muitos municípios acabam se esquecendo dessas pessoas que também precisam de oportunidades e inclusão a mundo virtual que sabemos ser indispensável para nossas vidas nos dias de hoje. Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela matéria!
    Muito interssante. Concordo com a Nair, quando disse que as pessoas se esquecem da zona rural, mas que bom que pudemos ver que a zona rural também, já está sendo contemplada com a utilização da informática.
    Elizangela

    ResponderExcluir
  15. ola, sou do polo de São Francisco,adorei sua matéria. Bom saber que os alunois da zona rural também são privilegiados com tecnologias e conhecimentos que possibilitam grandes inovações.
    bjuss...

    ResponderExcluir